Aprenda a gerir melhor seu tempo – Confira nossas dicas de coaching

Saber administrar bem o seu tempo não é tarefa fácil. No entanto, sabemos que não gerir o nosso tempo pode ser fatal, tanto para a nossa vida profissional como pessoal. Muitos ainda acreditam que produtividade está relacionada apenas a quantidade de tarefas realizadas, quando na verdade, o essencial é que possamos alcançar qualidade e excelência naquilo que fazemos. Seja em casa, no trabalho, na faculdade, na vida pessoal, devemos não só organizar o que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário. Continue lendo: Aprenda a gerir melhor seu tempo – Confira nossas dicas de coaching

Você sabe o que é coaching de vida? Saiba mais e descubra como melhorar sua vida

O coaching de vida, ou life coaching como também é chamado, é um processo voltado para que você consiga se desenvolver interiormente em todos os aspectos da sua vida. Por meio dele, é possível aprender sobre novos hábitos e competências que irão influenciar diretamente na sua qualidade de vida. Continue lendo: Você sabe o que é coaching de vida? Saiba mais e descubra como melhorar sua vida

3 dicas de coaching para aumentar sua produtividade no trabalho

Ter uma melhor produtividade na realização das suas tarefas é um desejo constante em nossas vidas. Para isso, existem algumas técnicas e métodos que você pode praticar para alcançar esse objetivo. Confira algumas dicas de como melhorar o padrão com o qual você realiza suas atividades.  Continue lendo: 3 dicas de coaching para aumentar sua produtividade no trabalho

6 Dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

Oferecer um bom atendimento ao cliente dentro da sua empresa é sem dúvidas um dos grandes diferenciais competitivos. Desde a venda até o pós-venda são vários os contatos dos consumidores com os colaboradores responsáveis por realizar o relacionamento referente a um produto ou serviço adquirido. Esses profissionais, além de serem bem orientados de sua missão, devem ter características essenciais a quem lida com o grande público. Confira algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa baseadas no livro: Ser Mais em Excelência no Atendimento ao Cliente de Márcia Rizzi e Maurício Sita. Continue lendo: 6 Dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

Saiba os principais erros que os líderes cometem quando tentam motivar de forma não adequada os colaboradores

Investir em motivação dos colaboradores para obter bons resultados dentro de uma empresa é uma questão que quase todos os líderes já têm em mente. O grande problema é que muitos cometem alguns erros que atrapalham esse processo.

A principal falha executada pelos líderes é definir metas inalcançáveis. Criar demandas mirabolantes e que estão acima da capacidade dos funcionários gera desmotivação na equipe. Por isso, antes de demandar metas conheça bem seus colaboradores. Assim, você saberá como traçar as melhores estratégias para alcançar seu objetivo.

Outro grande erro cometido por líderes é recompensar seus funcionários apenas por meios monetários. Sabemos que na atual crise em que o país se encontra, um dinheiro a mais é sempre bem-vindo quando é fruto do nosso trabalho. Contudo, quando o assunto é motivação essa não é a melhor estratégia. Diversas pesquisas de coaching mostram que o reconhecimento financeiro só tem duração de, no máximo, três meses. Então você já sabe, a não ser que sua empresa tenha muito dinheiro para investir nesse quesito, essa não é a melhor forma de motivar seus colaboradores.

Por isso, sempre que for trabalhar a motivação do grupo fique focado em temas mais específicos que envolvam de verdade o colaborador. Faça melhorias na comunicação e nos relacionamentos interpessoais acima de tudo. Também fique sempre atento a novas técnicas e ferramentas que o mercado oferece. Boa sorte!

Como construir um bom relacionamento entre colaboradores e líderes?

Nos corredores das empresas, nos almoços de famílias e nas mesas de happy hour estamos sempre acostumados a ouvir reclamações de colaboradores em relação a seus relacionamentos com seus líderes. O inverso também acontece, muitos líderes também não estão satisfeitos com as relações dentro do ambiente de trabalho com seus colaboradores.

A chave para o sucesso da relação entre chefes e funcionários é bem simples: respeitar e ser respeitado. A chave é simples, mas executá-la pode ser mais difícil do que parece. A grande questão é que respeitar e ser respeitado depende diretamente da participação do outro para que tudo dê certo.

Por isso, duas pessoas precisam agir de maneira respeitosa para que um ambiente positivo seja criado no ambiente de trabalho. O objetivo é que todos saibam qual é o seu espaço e nunca ultrapassem os limites com o outro.

Sabendo disso, é importante que líderes e colaboradores repensem na escala de respeito que há entre eles. Você líder se sente respeitado por seus funcionários? Você acredita que eles reconhecem sua autoridade e poder? Você colaborador sente que seu líder sabe entender suas limitações?

Para construir uma relação de respeito com seu líder e vice-versa é muito importante que haja empatia entre as partes, uma abertura para uma comunicação assertiva, não violenta e para a troca de experiências e aprendizados. No entanto, para que isso seja conquistado é essencial que todos se permitam: essa permissão consiste em compartilhar das mesmas metas e objetivos e reconhecer os talentos e competência de cada um, além de respeitar a hierarquia.

Se houver um desequilíbrio na relação de respeito (quando apenas uma das partes valoriza e respeita a outra parte), vale lembrar que o respeito que ainda não existe pode ser construído e conquistado gradativamente. Seguindo todas essas dicas os resultados serão extraordinários!

5 dicas para aumentar seus lucros durante a crise

A difícil situação pela qual o Brasil vem passando tem mostrado que os empreendedores devem procurar desenvolver novas estratégias para aumentar seus lucros. Afinal, é possível sim conquistar novos clientes mesmo com os problemas que o mercado atual vem enfrentando. Confira algumas dicas que vão permitir o aumento dos lucros da sua empresa:

1 – Invista em tecnologia para otimizar seus serviços

Com a crise, muitos empreendedores fogem de todo e qualquer tipo de gastos. Mas, o que muitos não sabem é que investir em softwares mais modernos podem otimizar muito a gestão do seu negócio. Além disso, abandonar processos obsoletos fazem sua equipe render mais. Não tenha dúvidas de que o gasto com tecnologia pode significar uma grande economia no futuro e um considerável aumento nos lucros.

2 – Conheça bem seu público alvo

Pode parecer estranho, mas muitas empresas montam seu negócio sem saber definir de forma aprofundada seu público alvo. Para traçar as estratégias de conquista e fidelização do seu cliente é fundamental montar o perfil dos clientes possíveis. É preciso saber do que ele gosta, onde ele trabalha e principalmente identificar os objetivos e as necessidades. Para descobrir isso, realize pesquisas com a base de clientes atuais ou dos concorrentes.

3 – Amplie seu mercado

Quem quer aumentar as vendas, precisa aumentar o alcance do negócio. Expandir para outros mercados e buscar novos públicos pode aumentar as receitas. E hoje, com a difusão da internet, não existem mais desculpas para não fazer isso. Tenha presença online e busque estar onde seu cliente estiver. Ele está no Facebook? Crie uma página lá. Ele gosta de ler fóruns? Esteja presente nessas discussões. Dessa forma, sua marca será conhecida por mais e mais pessoas, aumentando o número de potenciais clientes.

4 – Saiba fidelizar os clientes

A fidelização de clientes é a melhor técnica para mantê-los sempre perto da empresa e atrair novos consumidores. Isso porque, um cliente que ama sua marca e que teve uma experiência sensacional com ela desejará espalhar isso pelos quatro cantos. E qual forma melhor de aumentar as vendas do que ter um grupo de clientes fieis falando bem de você para quem quiser ouvir? Por isso, investir na qualidade dos seus serviços, no relacionamento com seus públicos e na sua motivação é fundamental.

5 – Fique atento ao alterar os preços

Um grande erro dos empresários durante as crises é acreditar que baixar os preços parece uma estratégia óbvia para aumentar as vendas, mas isso pode significar uma grande perda nos lucros. Por isso, cuidado na hora de ofertar promoções para atrair consumidores. Essa técnica pode ser muito vantajosa, porém é preciso fazê-la com planejamento para que os resultados sejam duradouros. Além disso, é essencial alinhar essa prática às outras técnicas para garantir os melhores resultados e aumentar as vendas.

3 dicas essenciais para ser um bom líder

Infelizmente no mercado de trabalho ainda encontramos muitos profissionais que quando se tornam líderes não conseguem desempenhar bem essa função, e acabam sendo tachados pelos funcionários como um mau gestor. Existem alguns pontos chaves que se bem trabalhados evitam que isso aconteça. Confira três dicas para melhorar seu desempenho como líder.

1 – Valorize tanto feedbacks como autofeedbacks

Você deve realizar feedbacks e autofeedbacks para avaliar seu trabalho como líder. Veja se você está fomentando a evolução de sua equipe por meio de suas ações. Todo bom líder deve estar atento ao seu eu profissional. Para isso é importante analisar seus pontos fortes e de melhoria para entender como isso é positivo ou negativo para sua equipe.

2 – Invista em autodesenvolvimento

Promova seu autodesenvolvimento, conheça seus pontos de melhoria como líder e trabalhe incansavelmente para eliminar os pensamentos e comportamentos negativos que prejudicam sua atuação como gestor e sua relação com os seus liderados. Quanto mais você evoluir, melhores serão os seus resultados.

3 – Dê bons exemplos

A liderança pelo exemplo é a melhor forma de estimular e inspirar seus funcionários. Isso exige respeito, inteligência emocional, otimismo, equidade e uma postura profissional positiva. Assim você irá construir bons relacionamentos interpessoais e colaborar para os resultados da empresa.

4 pontos para melhorar a autoconfiança dos seus colaboradores

Quando o assunto é alcance e superação de metas saber como melhorar a autoconfiança dos seus colaboradores é fundamental. Afinal, quando eles estão motivados e com autoestima elevada os resultados são sempre melhores. Para isso é importante que os líderes fiquem sempre atentos a alguns pontos chaves. Confira esses pontos:

1 – Reconheça seus colaboradores – uma atitude que ajuda a elevar a autoconfiança de um colaborador é o reconhecimento profissional do seu trabalho, bem como as suas habilidades, esforços, competências, diferenciais e comportamentos positivos. Por isso, reconheça a dedicação, o foco e os resultados de sua equipe, enalteça seus pontos fortes, comemore as conquistas e fortaleça sua autoestima.

2 – Valorize sua equipe – o profissional valorizado que é reconhecido por sua empresa ou líder que recebe oportunidades reais de crescimento na carreira, também tem maior confiança em si mesmo. Portanto, esteja atento e invista na valorização de sua equipe.

3- Respeite seus colaboradores – um profissional respeitado também é um colaborador mais confiante em si mesmo e no seu trabalho. Por isso, os líderes que ouvem seus liderados e também que desenvolvem uma comunicação aberta, assertiva e não violenta com seus liderados são essenciais para que os funcionários se sintam respeitados e mais autoconfiantes.

4 – Ofereça um ambiente seguro – elimine ruídos na comunicação, bem como fontes de boatos e fofocas de modo a evitar que seus colaboradores se sintam inseguros e ameaçados por informações que não condizem com a realidade e os planos da empresa (demissões, corte de gastos, mudanças na gestão, por exemplo). Para isso, crie em sua organização canais de comunicação oficiais para distribuir as notícias de interesse geral e também instrua seus líderes a repelir comportamentos negativos e manter a equipe sempre calma, focada e confiante.

Como conseguir um bom relacionamento no ambiente de trabalho

Nós passamos a maior parte dos nossos dias dentro do ambiente de trabalho. Por isso é fundamental trabalharmos para ter um bom relacionamento com os nossos colegas. Afinal, um clima saudável e motivador além de gerar bem-estar também agrega na produtividade da equipe.

A chave do sucesso para gerar boas relações no ambiente de trabalho está em trabalhar a comunicação. Por meio do diálogo situações de estresse podem ser resolvidas de forma antecipada, sem maiores problemas. Para que se desenvolva uma boa convivência no espaço profissional e todos saiam ganhando, é necessário que líderes e liderados adotem algumas posturas simples, mas que fazem uma grande diferença dentro das empresas.

Uma das principais posturas que a equipe deve assumir é fugir de fofocas. Sempre que tiver algo a dizer, chame a pessoa a um lugar reservado e converse amigavelmente. Outro comportamento que deve estar sempre presente no ambiente de trabalho é o respeito a individualidade de cada um. Saiba até onde pode ir com as brincadeiras e não confunda a vida pessoal do colega com a profissional. Ao preservar a singularidade de cada um, o clima organizacional se torna harmonioso e os colaboradores passam a ter maior desempenho e produtividade.

E por último e não menos importante: saiba ceder. Abrir mão de algumas posturas pensando no bem comum ajudam a exercitar a humildade, além de contribuir para o desenvolvimento das empresas. Unindo todos esses comportamentos é possível ter resultados muito positivos e construir novas amizades. Afinal, os companheiros de trabalho também fazem parte da nossa rede social.