Aprenda a gerir melhor seu tempo – Confira nossas dicas de coaching

Saber administrar bem o seu tempo não é tarefa fácil. No entanto, sabemos que não gerir o nosso tempo pode ser fatal, tanto para a nossa vida profissional como pessoal. Muitos ainda acreditam que produtividade está relacionada apenas a quantidade de tarefas realizadas, quando na verdade, o essencial é que possamos alcançar qualidade e excelência naquilo que fazemos. Seja em casa, no trabalho, na faculdade, na vida pessoal, devemos não só organizar o que iremos fazer como também encontrar maneiras para que tais tarefas possam ser executadas com eficácia dentro do prazo necessário.

O primeiro passo para organizar melhor o seu tempo é fazer uma lista de tarefas. Por mais que você tenha mil coisas para fazer, saiba dar prioridade para  as mais urgentes. Determine o tempo que irá usar para cada tarefa e, conforme for realizando, elimine o item da lista. Se possível, coloque as coisas mais difíceis no topo, assim, no fim do dia, quando estiver cansado, fará as tarefas que têm mais habilidade para realizar. Compre uma agenda e anote tudo isso nela.

Quando tiver sua lista de tarefas prontas, comece a planejá-las. Na vida profissional, social, intelectual e em todos os âmbitos, planejamento sempre será eficaz. Um dos segredos de como administrar o tempo é: antes de qualquer tarefa ser realizada ela deve ser planejada..

Também tome muito cuidado com distrações, afinal elas são as grandes vilãs na administração do tempo. Pequenos momentos de distração podem acabar tomando muito tempo e, quando você ver, terá acumulado tudo o que deveria ter feito e, para cumprir com suas obrigações. Assim todo o processo irá virar uma bola de neve porque você acabará utilizando o tempo de outras coisas para realizar tarefas antigas.

E por último e não menos importante, planeje intervalos para desocupar e descansar a mente, pois não adianta planejar todas suas tarefas e não estar disposto a realizá-las, então, tenha intervalos para descanso, separe algumas horas para lazer (nem que seja no fim de semana) e procure dormir bem para não sobrecarregar a mente.

Texto de Cecília Preda  escrito com base nas dicas de administração de tempo de Villela da Matta, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

 

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