Como construir um bom relacionamento entre colaboradores e líderes?

Nos corredores das empresas, nos almoços de famílias e nas mesas de happy hour estamos sempre acostumados a ouvir reclamações de colaboradores em relação a seus relacionamentos com seus líderes. O inverso também acontece, muitos líderes também não estão satisfeitos com as relações dentro do ambiente de trabalho com seus colaboradores.

A chave para o sucesso da relação entre chefes e funcionários é bem simples: respeitar e ser respeitado. A chave é simples, mas executá-la pode ser mais difícil do que parece. A grande questão é que respeitar e ser respeitado depende diretamente da participação do outro para que tudo dê certo.

Por isso, duas pessoas precisam agir de maneira respeitosa para que um ambiente positivo seja criado no ambiente de trabalho. O objetivo é que todos saibam qual é o seu espaço e nunca ultrapassem os limites com o outro.

Sabendo disso, é importante que líderes e colaboradores repensem na escala de respeito que há entre eles. Você líder se sente respeitado por seus funcionários? Você acredita que eles reconhecem sua autoridade e poder? Você colaborador sente que seu líder sabe entender suas limitações?

Para construir uma relação de respeito com seu líder e vice-versa é muito importante que haja empatia entre as partes, uma abertura para uma comunicação assertiva, não violenta e para a troca de experiências e aprendizados. No entanto, para que isso seja conquistado é essencial que todos se permitam: essa permissão consiste em compartilhar das mesmas metas e objetivos e reconhecer os talentos e competência de cada um, além de respeitar a hierarquia.

Se houver um desequilíbrio na relação de respeito (quando apenas uma das partes valoriza e respeita a outra parte), vale lembrar que o respeito que ainda não existe pode ser construído e conquistado gradativamente. Seguindo todas essas dicas os resultados serão extraordinários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *