6 Dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa

Oferecer um bom atendimento ao cliente dentro da sua empresa é sem dúvidas um dos grandes diferenciais competitivos. Desde a venda até o pós-venda são vários os contatos dos consumidores com os colaboradores responsáveis por realizar o relacionamento referente a um produto ou serviço adquirido. Esses profissionais, além de serem bem orientados de sua missão, devem ter características essenciais a quem lida com o grande público. Confira algumas dicas para melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa baseadas no livro: Ser Mais em Excelência no Atendimento ao Cliente de Márcia Rizzi e Maurício Sita.

1 – Tenha empatia

Antes de criar uma política de relacionamento, é preciso definir como você gostaria de ser tratado se estivesse do outro lado. Quando a gente se coloca no lugar dos outro os resultados são sempre melhores.

2 – Desenvolva o pós-venda

Crie formas de manter-se presente. O simples fato de telefonar ou passar e-mail para saber se alguém gostou dos serviços o faz se sentir especial.

3 – Deixe o cliente à vontade:

Ofereça algo para o cliente se sentir confortável, como água, café e um lugar para sentar. Seja simpático e tenha uma postura aberta.

4- Seja sincero

Quando a companhia erra, não deve mentir. Afinal, ninguém gosta de ser enrolado. Admitir a falha e dizer o que está fazendo para corrigir o problema é muito mais nobre.

5 – Seja transparente

Deixe claro como são os processos e como funciona a organização. Desta forma, os consumidores se sentirão mais respeitados;

6- Quem faz atendimento ao público deve mostrar alegria e motivação

Quem mantém contato direto com pessoas deve sentir prazer em servir e ter motivação para enfrentar o desafio constante de lidar com o público.

 

Texto feito por Cecília Preda

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